Emoção e homenagem marcam a despedida do ex-vereador Jairo Pacheco

Durante todo o dia, centenas de pessoas passaram pela Câmara de Vereadores de Arcoverde para se despedir de uma das figuras mais queridas e carismáticas da cidade. Políticos, empresários, amigos, familiares e muitos populares, lotaram o plenário da Casa James Pacheco e se revezaram em frente ao caixão para dá o último adeus ao homem meigo, risonho, de conversa mansa e decidido, que construiu o seu nome ajudando milhares de pessoas a se aposentarem pelo INSS.
Durante todo o tempo, o filho e fiel escudeiro, o vereador Luciano Pacheco, ficou ao lado do caixão, se despindo do homem que dentre as inúmeras qualidades, se destacava por ser um pai exemplar.  
Apaixonado pela boa música e seresteiro declarado, Jairo recebeu uma última homenagem dos amigos que o ajudaram a criar o antigo grupo de seresta Namorados da Lua. Nas décadas de 60 e 70, os boêmios saiam pelas ruas da cidade com os seus instrumentos e um repertório repleto de sucessos que marcaram época e até hoje estão na memória de muita gente. O grupo tocou a música preferida do amigo, o sucesso “Nada Além”, que se imortalizou na voz de Orlando Silva
Bastante emocionado e com a voz embargada, Luciano usou o microfone para agradecer a presença e o carinho dos familiares e amigos. Ao lembrar dos últimos momentos ao lado do pai, o vereador contou que no domingo (10) esteve na fazenda do seu tio Jarbas, na vila São Domingos, e  com os primos e todos os seu tios, brincaram, cantaram e se divertiram muito. Luciano lembrou também que na segunda (11) ele completou 38 anos de idade.
“Agradeço a todo Arcoverde e compartilho com os irmãos e sobrinhos. Eram oito... hoje são sete... domingo ele parecia se despedir numa festa na casa de um dos sobrinhos, Sérgio, e os quatro irmãos homens estavam presentes. Esses quatro irmãos homens cantaram e tocaram juntos, como nunca tinha havido tão próximo a mim. Se foi uma despedida meu pai, eu só quero te pedir: já que o motivo da separação é a vontade de Deus, quero pedir que tu sejas meu anjo da guarda, meu protetor, não me abandone e possa está comigo cada dia da minha vida. Em nome de toda a família, obrigado Arcoverde por toda essa homenagem”, finaliza com lágrimas nos olhos o vereador Luciano.
Presente no velório, o deputado Júlio Cavalcanti disse que Arcoverde perde, acima de tudo, um grande homem. “Arcoverde perdeu hoje um grande homem, um grande pai de família, um político conselheiro. A política de Arcoverde hoje está triste, um pouco vazia. Mas Jairo deixa uma família forte, um filho batalhador, guerreiro, que vai caminhar com a luz dele”.
O ex-prefeito Zeca Cavalcanti também lembrou as qualidades do amigo e disse que a política arcoverdense perdeu um grande político. “Jairo era uma figura querida e amada pelo povo de Arcoverde desde que fazia política pessoalmente e também quando passou o bastão para o seu filho, outra figura querida, que é o vereador Luciano Pacheco. A gente, enquanto militantes políticos, só podemos dizer uma coisa: estamos em um dia de pesar. Um dia de falta de uma figura muito querida, que era o nosso amigo Jairo Freire”, disse o ex-prefeito.
Para a prefeita Madalena Britto, Jairo representou a simplicidade, a humanidade e uma pessoa sempre fraterna, que sempre buscou ajudar aos outros e construiu uma legião de amigos. Arcoverde perde um dos seus ilustres filhos, concluiu a prefeita.

Fonte:  e fotos : PC Cavalcanti .
Tecnologia do Blogger.