Mostra de Ecotecnologias em PE debate a Convivência com o Semiárido em Ibimirim no sertão do Pajeú

A Mostra de Ecotecnologias promovida pelo Serta, Serviço de Tecnologia Alternativa, em parceria com a Prefeitura Municipal que será realizada entre os dias 9 e 11 de abril, em Ibimirim, a 337 quilômetros do Recife, contará com exposições, palestras e debaterá modelos, ideias, práticas e experiências que colaborem com os Planos Municipais de Convivência com o Semiárido. Para o acesso será arrecadado o valor simbólico de R$ 5,00.
As tecnologias da Mostra foram desenvolvidas por educandos e educadores do Curso Técnico de Agroecologia, e demonstram possibilidades de reinventar e recriar realidades a partir de recursos e potenciais do lugar. De acordo com o coordenador do Curso Técnico de Agroecologia, Abdalaziz de Moura, a Mostra pretende difundir experiências e dialogar melhorias para a convivência com o semiárido.
“A intenção é intercambiar e promover o debate da convivência e educação do campo para fortalecer a agenda das escolas públicas e privadas, associações, movimentos, prefeituras e instituições”, comenta.
A programação conta com a participação da coordenadora executiva da Articulação do Semiárido Brasileiro em Pernambuco (ASA-PE), Neilda Pereira, que será debatedora do painel Políticas Públicas e Gestão para a Convivência com o Semiárido e Financiamento das Políticas. Educadores e estudantes da Escola Técnica do Campo também participam da programação temática, tratando da Convivência com o Semiárido a partir das contribuições do Serta ao longo de sua trajetória.
A estrutura do evento está sendo organizada em pátios de energia, pomar, horta, geodésicas, Unidade Básica de Sustentabilidade, tratamento e reuso das águas cinzas, artesanato e bioconstrução. No local haverá restaurante e lanchonete para venda de refeições e lanches. Quem deseja se hospedar, a sugestão são pousadas dos municípios de Ibimirim (4km do local) e Arcoverde (80km do local). Durante os dias do evento são esperadas cerca de 2mil pessoas. Os portões serão abertos às 8h e fecharão às 18h.
Outro acontecimento festivo da programação será a colação de grau das turmas de Agroecologia 2014.1, que encerra o evento. A Mostra de Ecotecnologias é uma realização do Serta, através da Escola Técnica do Campo, que abre, na ocasião, o calendário festivo dos seus 25 anos.

Serviço:
Mostra de Ecotecnologias para Convivência com o Semiárido
Local: Sede do Serta – Povoado Poço da Cruz, Açude Engenheiro Francisco Sabóia, Zona Rural, Ibimirim – Pernambuco.

Tecnologia do Blogger.