Vila de Guanunbi em Buíque a espera de sua emancipação

Quando a presidente Dilma Rousseff sancionar o substitutivo ao PLS 104/2014, finalmente o país ganhará regras claras para a criação dos novos municípios Brasileiros. Não quer dizer que o texto complementar seja perfeito, mas é melhor do que a conveniência que prevalece nos critérios das emancipações, até por que muitos foram criados para atender critérios políticos e eleitorais.
A aprovação pelo senado ocorreu na semana passada, dentro do esforço de votação de agosto, e prevaleceu a preocupação com a viabilidade financeira dos novos municípios, uma vez que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), é a única fonte de renda de muitos que já existem.
O projeto também proíbe que as emancipações inviabilizem os já existentes, daí se entende que somente se o município for uma coisa boa para população, e não para o político interesseiro ele será criado.
Entretanto com todos esses pontos e virgulas, a vila de Guanunby hoje pertencente ao município de Buíque estar totalmente credenciada para se tornar o mais novo município do país, isso por que além de pertencer a uma região super. populosa com um número significante de habitantes, também estar localizada numa região privilegiada que gera emprego e renda através de suas cerâmicas, seus lacticínios sem contar que os maiores agropecuaristas são da região denominada de ribeira.

  
Tecnologia do Blogger.