Pernambuco de Todas as Paixões vai apoiar espetáculos em treze municípios do estado

A Semana Santa em Pernambuco será de muito trabalho para atores, atrizes, cenógrafos e outros profissionais das artes cênicas. Já os moradores e turistas terão a oportunidade de vivenciar o período conferindo espetáculos da Paixão de Cristo que serão incentivados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe.

Através do 7º edital Pernambuco de Todas as Paixões, treze montagens que narram momentos da vida, morte e ressureição de Jesus Cristo vão receber fomento estadual no valor de R$ 383.910,30. O ciclo das Paixões, como é conhecido este período, é uma forte tradição no estado, com espetáculos que exploram estéticas diferentes – apesar de se basearem numa mesma narrativa – e movimentam o período da Semana Santa, promovendo uma grande circulação de visitantes por todas as cidades envolvidas.

De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe “os recursos vão garantir, com ainda mais qualidade e segurança, a realização dos espetáculos que já estão consolidados localmente e se firmam como principal opção de roteiro cultural no período”. Ainda segundo a presidente, “a continuidade desta ação democrática de incentivo reforça o compromisso do Governo do Estado em fortalecer os diversos setores culturais a partir do estímulo à profissionalização, valorização dos artistas e arranjos culturais locais”, destaca.

Duas cidades, Alagoinha e Itamaracá, entram pela primeira vez no circuito estadual das Paixões. Miriane Silva, representando a Paixão de Cristo de Alagoinha, conta que “a encenação já acontece há 14 anos na cidade, sempre na sexta santa e no domingo da paixão, com quase 250 pessoas, entre artistas e figurantes”.

O apoio de pequenos comerciantes, a realização de rifas e o envolvimento dos moradores na manutenção das atividades também têm acontecido em Itamaracá. Há 12 anos, a Paixão de Cristo na ilha agrada a população e os turistas. “Temos uma média de mil espectadores por noite, com este apoio financeiro do Estado, vamos recompor nossa estrutura e potencializar esta ação”, garante Edvaldo Junior, diretor do espetáculo no município.

Outra atração é a Paixão de Cristo de Floresta “Prova de Amor”. O espetáculo também entrou na programação do Pernambuco de Todas as Paixões, após sua inscrição ter sido confirmada como habilitada. Em Floresta, a encenação caminha para a sexta edição. O diferencial desta montagem fica por conta da proposta poética, com direito a solos de instrumentos musicais, executados ao vivo.
Gravatá, Camaragibe, Petrolina, Parnamirim, Garanhuns, Alagoinha, Recife, Custódia, Itamaracá, Orobó, Sertânia, Santa Maria da Boa Vista e Floresta terão espetáculos apoiados pelo edital
 Fonte: Sec de Cultura do Estado


Tecnologia do Blogger.