Buiquense deixa férias de lado para criar hambúrguer com clara de ovo e vira destaque no país

Uma jovem pernambucana passou três meses estudando dia e noite e criou um hambúrguer feito com clara de ovo. A técnica em Agroindústria Ilanny Ramos, de 24 anos, quis desenvolver um produto de "baixo custo e alto valor nutricional que atendesse as necessidades nutricionais e funcionais do organismo". Ela deixou de lado as férias deste ano do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para conseguir o resultado.
Durante a produção, outro objetivo da recém-formada era fazer com que a carne não tivesse sabor ou aroma de ovo. Illanny conta que teve a ideia após participar de um minicurso sobre o reaproveitamento de tilápias. "O preço da carne teve um grande aumento. Além disso, tem pessoas que não comem carne", argumenta.
O hambúrguer foi feito quando Illany ainda estudava no Instituto Federal de Pernambuco no campus de Belo Jardim, no Agreste. Levou a ideia para casa e, escondida da família, fez vários testes até conseguir o resultado esperado. Ao concluir, pediu para a mãe experimentar. "Ela disse: 'que negócio gostoso, o que é isso?'". A técnica conta que a família nem desconfiou qual o principal ingrediente utilizado.

Os professores ajudaram a aperfeiçoar o hambúrguer. "No instituto tem materiais que ajudam a melhorar o produto. Como por exemplo o moedor, que deixou o hambúrguer mais consistente".
A jovem levou mil hambúrgueres para apresentar durante o III Fórum Mundial de Educação e Profissional e Tecnológico (III FMEP), realizado este ano no Recife O produto também foi levado para análise nutricional em um laboratório da Universidade Federal da Paraíba.
A estudante também produziu um hambúrguer com soja e clara de ovo. Este trabalho será apresentado no Encontro Nacional da Agroindústria (ENAG), na Paraíba. "Eu inventei três tipos. Só que um é segredo porque vou guardar para o mestrado", confidencia.
Illany conta qual é o sonho após os estudos. "Eu quero muito abrir minha empresa. Só que necessito ainda de engenharia e de química", declara. Ela ainda dá uma dica para quem deseja seguir na mesma área. "Tem que ter muito foco. Dedicação total".

Fonte G1
Tecnologia do Blogger.