Visando mais transparência dentro da câmara, emenda modificativa pelo voto aberto será votada na próxima reunião desta terça feira (06)no poder Legislativo de Buíque.

Depois dos últimos acontecimentos, ao que tudo indica se depender de alguns  parlamentares do município de Buíque, a próxima legislatura  que começa em 1º de Janeiro  de 2017 ,deverá  ter um outro  padrão de  trabalhos legislativos com mais lisuras e transparência dentro da Casa Jorge Domingos Ramos.

Visando acabar de vez  com as negociatas  e conchavos políticos e  as  conversas ao pé da orelha  e as escondidas, o vereador Ernani Neto  resolveu  colher assinaturas  para uma emenda modificativa de Nº 001/2016 tornando a inexistência do voto secreto  para membros  da mesa diretora da casa, inclusive a presidência.

Como a Artigo 14 § 1º do regimento  interno da câmara de vereadores  mantem o direito do voto secreto por parte dos vereadores a Emenda Modificativa  se aprovada for na próxima terça feira (06) de Dezembro acaba com o sigilo do voto secreto  assegurando-se  o direito deo voto, inclusive aos candidatos a cargos da mesa sendo voto   aberto.

Em seu § 1º a nova redação diz que: a votação dar-se a pela chamada em ordem alfabética, dos nomes dos vereadores, pelo presidente “ Em Exercício” , onde o vereador chamado falará da tribuna o seu voto.

Se um lado  os vereadores Rômulo Camelo, Edil França, Peba do Carneiro, Ernani Peixoto Neto, Paulinho da Saúde, Melque do Catimbau, André de Toinho  e Damião Tomé   estão de acordo com  a transparência  do voto aberto, do outro  lado  seus colegas, Daidson Amorim, Dodó, Felinho da Serrinha não ver necessidade de votos abertos mais  sim secreto,

Enquanto isso , quem  não está muito ciente da importância do voto abertos    ainda é  o vereador  Anísio de Dede, isso por que    assinou a emenda e depois de uma conversa ao pé do ouvido com outro colega de uma hora pra outra começou a cogitação de  retirar sua assinatura da emenda depois de já ter  assinado.

Agora veja o que pensa sobre  a mudança do  voto secreto para voto aberto   cada um dos vereadores ouvidos por esta redação :

Rômulo Camelo: Voto pelo sim para acabar com as safadezas de alguns vereadores  pegar o dinheiro do povo , para na hora da votação enganar os próprios colegas e depois dar uma de santo.

Dodó: Não vejo motivos para votar nessa emenda .

André de Toinho: Voto pelo sim, por que já fui vitima do voto fechado, e esse anseio  do voto aberto eu sempre defendi mesmo ainda quando não era presidente desta casa, digo sim pelo voto aberto por que primo pela transparência neste plenário.

Damião Tomé:  Voto pelo  sim a emenda modificativa, por que acho que fica uma coisa transparente( Sem mais Comentários a fazer   
Ernani Peixoto Neto: Voto pelo sim, por que e uma maneira mais democrática e mais transparente  valorizando assim o legislativo mais ainda.

Felinho da Serrinha: Sou contra ao voto aberto, e não quero me pronunciar.

Paulinho da Saúde. Voto pelo sim,  pela transparência do legislativo e para que se possa ter um  presidente sem desgaste financeiro assim como já aconteceu em outras eleições nesta casa.

Daidson Amorim:   Sou Contra o voto aberto , por que não quero mexer no regimento interno desta casa, nem tão pouco mudar.

Damião Tomé : Sou favorável ao voto aberto, pela transparência, uma vez que a população tem o direito e o dever de saber como funciona uma eleição para presidente dentro desta casa.

Peba Do Carneiro:  Voto Pelo sim, para que as próximas eleições  para presidente aqui sejam transparentes .

Anísio de Dede : Assinei mais vou pedir em plenário a retirada de minha assinatura  do projeto  por que é assunto pessoal.

Peba da Ribeira: Não assinou nem se pronunciou por que faltou a sessão.




  
Tecnologia do Blogger.