Prefeito de Buíque, esteve entre os 130 gestores participantes do Encontro de Controladores do Agreste

Cerca de 130 gestores públicos, controladores e membros da sociedade civil, participaram do 1º Seminário de Sensibilização de Autoridades Locais sobre Transparência, Controle Social e a sua importância na Gestão Pública Local, ontem, em Gravatá. O evento foi promovido pela Amupe em convênio com a União Europeia, através do Projeto Gestão Cidadã, que contempla 10 municípios do Agreste.
O Seminário teve como objetivo disseminar conhecimento aos municípios que não fazem parte do Projeto, fomentando trocas de experiência entre os controladores, prefeitos presentes, secretários e a sociedade civil.
A prefeita de Pesqueira, Maria José Tenório, por exemplo, já implantou o Portal de Transparência, Controladoria, Ouvidoria, e agora está implantando auditorias nas secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde."Tudo está sendo feito no meu município para dar mais transparência a população de como estamos aplicando os recursos que temos, mas eu não tinha a dimensão da importância desses instrumentos como tive aqui no seminário, aprendi muito", comentou Maria José.
Outros prefeitos ouvidos como Joaquim Neto de Gravatá local onde foi sediado o Seminário, disse que a sua expectativa era grande, fazia parte do Projeto do convênio entre a Amupe e União Europeia e trabalhava para que o seu município fosse o mais transparente possível. Acredito que a maior obra que não seja pedra e cal que um gestor pode deixar para as futuras gerações é a transparência com a coisa pública. Em 2017 pelo Ranking do TCE o município esteve em 4º lugar em Transparência. Também os prefeitos de Buíque, Arquimedes Valença e Manari, Gilvan de Albuquerque, ressaltaram a importância do evento e estão dentro dos padrões de Transparência exigidas.
O Seminário contou com os palestrantes, Abelardo Lessa da CGU e Caio Mulatinho da Controladoria Geral do Estado. Eles destacaram que esses encontros mostram a importância do controle interno, ressaltando a troca de conhecimento entre os controladores dos municípios e acreditam que todos saíram mais conscientes do seu papel, elogiando a Amupe em promover eventos que possam disseminar boas experiências. Os controladores de Serra Talhada e de São Bento do Una, falaram de suas experiências sobre Socialização de Práticas e Construção e Estratégias para Fortalecimento das Controladorias, além das oficinas.
José Patriota, presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira disse que os controladores estão sendo vistos e valorizados e que isto era uma satisfação para a Amupe, que está levando capacitação para os municípios. “Agora os prefeitos discutem e buscam os órgãos especializados em controladoria para tratar do tema. Temos que encarar, se capacitar e ter eficiência nos gastos. O que predomina é como gastar menos e fazer mais, é isto que a população precisa e exige do gestor público", disse.
Tecnologia do Blogger.