Cavalgada marca o início das comemorações do encerramento do novenário de São Felix de Cantalice padroeiro da cidade de Buíque



Filho de camponeses, viveu a infância e juventude no campo. Na adolescência foi trabalhar como pastor e lavrador em uma grande propriedade. 
Alimentava sua fé praticando penitências, oração contemplativa e a caridade.
Aos 27 anos foi admitido ao convento dos capuchinhos em Roma, como irmão leigo. Em 1545 proferiu seus votos religiosos no Convento de Monte São João. 
Dividiu seus primeiros anos como capuchinho entre este convento, o convento de Tívoli e o de Palanzano de Viterbo. A partir de 1547 mudou-se para Roma, residindo no Convento de São Boaventura.



Viveu  como mendigante, trajando um velho hábito, com um rosário nas mãos e um saco às costas. A quem o ajudava, respondia invariavelmente Deo gratias, que quer dizer Graças a Deus. Isto lhe valeu o apelido de Frei Deo Gratias. Viveu uma vida de profunda simplicidade e dedicação aos mais pobres. 
Embora fosse analfabeto, era amigo Filipe Néri e Carlos Borromeu e do futuro papa Sexto V.Faleceu em Roma, em 18 de maio de 1587. Logo após a sua morte, o Papa Sisto V (r. 1585-1590) iniciou o processo de beatificação. 
Foi canonizado em 1712 pelo papa Clemente XI. A Igreja Católica comemora este santo no dia 18 de maio.
No dia em que  o poder executivo decretou feriado  municipal no âmbito do munício de Buíque  devido a data ser comemorada pelo dia  de São Felix de Cantalice padroeiro da cidade, a programação seguiu com uma cavalgada e missa campal e ainda a tradicional missa de encerramento do novenário  que deverá acontecer  nas primeiras horas do início de noite deste sábado 18 de Maio.

Começando logo pelas primeiras horas da manhã, dezenas de cavalheiros  iniciaram o dia se reunindo numa residência  que fica localizada no sitio ingazeira  para juntos acompanharem a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o pátio de eventos  onde foi celebrada a primeira missa do dia a céu aberto.

Denominada de cavalgada de São Felix, além do pároco local  figuras ilustres como  o prefeito Arquimedes Guedes Valença, Roberto Modesto, atual secretario de governo, Tarcisio Soares de Macêdo ex vereador, Marcos Werner, ex  tesoureiro do município, além de outras dezenas de vaqueiros  prestigiaram  a cavalgada promovida pelo jovem pároco que está a frente dos trabalhos sacerdócio da Paroquia de São Felix.  

   By Adauto Nilo

Tecnologia do Blogger.