Dia D da campanha de vacinação contra a gripe ocorre durante todo este sábado(04) em Buíque no agreste do estado


O Dia D da campanha de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado quando todos os postos de saúde estarão extraordinariamente abertos para a imunização em todo o município de Buíque.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, Janice Rodrigues, a meta é atingir mais todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, como crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, grávidas em qualquer período de gestação, mulheres até 45 dias após o parto (puérperas), trabalhador da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores, policiais, bombeiros e militares, além de portadores de doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepáticas, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados ou pessoas com trissomias.

São necessários em torno de 15 dias após a aplicação para que a dose comece a ser efetiva, mas a imunidade total ocorre após um mês da aplicação.
 
Em Buíque, a Secretaria Municipal de Saúde em caráter especial montou uma logística na Praça Major França onde estão sendo vacinados pessoas de todas as idades, principalmente aquelas que vem para feira livre, enquanto isto os Postinhos de Saúde estão funcionando em caráter especial para atender a demanda da vacinação daqueles moradores que residem próximo aos locais que costuma a serem atendidos.

A dose utilizada este ano sofreu mudanças em duas das três cepas que compõem a vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo de 2018, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) - incluindo o H1N1. "A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença",informou Janice Rodrigues.

Fotos: San Silva

By Adauto Nilo
Tecnologia do Blogger.