Encerradas na ultima sexta-feira (03) as inscrições para o Conselho Tutelar apenas 23 pessoas se inscreveram em Buíque


Considerada uma eleição municipal paralela, as eleições para escolha dos novos conselheiros tutelares que estão programadas para acontecerem no próximo dia 06 de outubro pelos números de inscritos, que foram 23 inscrição já  demonstram  que  as cinco vagas  não serão tão concorridas  o quanto se esperavam ser.

Em Buíque  processo de escolha dos membros de Conselho Tutelar deverá ser definido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com acompanhamento e fiscalização do Ministério Público. Os membros do Conselho Tutelar serão escolhidos pela população local, que precisa ser informada e mobilizada a participar do processo.

Como a população do município precisar ser informada do processo, além dos atuais conselheiros que estão no exercício de sua profissão e que de fato irão cair em campo para conseguirem sua reeleição, alguns dos candidatos novos pelo que se pode perceber já deram início ás suas campanhas até porque, quem não e visto não e lembrado.

Assim como em qualquer eleição, antes mesmo do candidato se lançar oficialmente ao cargo de Conselheiro a promotoria publica antes de dar o aval irá analisar a documentação de cada um dos inscritos podendo até fazer uma analise da vida pessoal dos candidatos onde não encontrando nada que desabone poder emitir o parecer favorável a  cada candidatura.     

Para entender; Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, formados por equipes de cinco membros eleitos pela população local. Caberá a eles fiscalizar, no âmbito municipal, a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Tecnologia do Blogger.