Antonio Coelho comemora benefício para produtores de banana do estado


O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) elogiou, nesta segunda-feira (16), a decisão do governo federal de rever a portaria que lista os municípios contemplados na área de zoneamento agrícola de risco climático. Na relação inicial, publicada em 23 de julho, ficaram de fora todos os municípios do Vale do São Francisco e do Sertão do Moxotó, importantes produtores de banana. Na mesma ocasião, o parlamentar encaminhou uma indicação à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e à Secretaria Nacional de Política Agrária no sentido de incluir as regiões, o que foi atendido pela portaria 265, já publicada no Diário Oficial da União.
“Fizemos a solicitação e o ministério prontamente nos atendeu, contemplando assim os municípios do Vale do São Francisco, como Petrolina, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, e também do Sertão do Moxotó, como Inajá e Ibimirim, onde existe uma significativa produção de banana. Havia uma grande preocupação dos produtores locais, que poderiam ficar impedidos de contrair empréstimos financeiros junto a instituições públicas, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Felizmente, após o nosso contato, juntamente com a atuação do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Coelho Filho (DEM), a posição foi revista”, destacou Antonio Coelho.
O parlamentar ressaltou que seguirá pleiteando junto ao ministério para a inclusão da região do Vale do Siriji, que não foi contemplada nas duas portarias. “O Vale do Siriji também tem grandes municípios produtores, como São Vicente Ferrer, Machados, Macaparana e Vicência. Temos que reconhecer e valorizar a busca pelo diálogo, o entendimento que foi construído, e que agora vamos buscar a ampliação dessa área de zoneamento para a região do Siriji”, completou o parlamentar.
Tecnologia do Blogger.