Saúde de Buíque é excelência do Programa de Qualificação em Pernambuco

Os resultados do trabalho de soerguimento da saúde de Buíque patrocinados pelo governo do prefeito Arquimedes Valença (MDB), dão novos resultados positivos. Esta semana, o município alcançou a pontuação máxima do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde PQA-VS, ficando em primeiro lugar na avaliação do Ministério da Saúde em Pernambuco.

Os dados podem ser conferidos na Portaria Nº 2.369, de 5 de setembro, assinada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, colocando Buíque em estágio de excelência. O prefeito Arquimedes comemorou a conquista que acontece exatamente no momento em que inicia as obras de reconstrução da casa de saúde Senador Antonio Farias.

“Herdamos uma saúde sucateada, com casa de saúde fechada, postos sem médicos e remédios e juntos com nossa equipe tivemos que reconstruir tudo e soergue a saúde para atender exatamente ao povo que tanto precisa dela. Esse resultado que coloca Buíque em primeiro lugar é o reconhecimento de que o trabalho está no caminho certo e quem sai ganhando é a população de Buíque”, afirmou.


Com o resultado, a saúde de Buíque garantiu a alocação de incentivo financeiro ao Grupo de Vigilância em Saúde do município do PQA-VS. O incentivo é em parcela única. Em todo o País, serão destinados R$ 197 milhões de incentivo financeiro do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. Buíque terá direito a R$ 47.656,89.


O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde PQA-VS, compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população.

Segundo Janice Rodrigues, Secretária de Saúde, “este é mais um resultado dos vários alcançados nesta gestão, fruto de um trabalho coletivo, integrado, sério e comprometido com a saúde da população. É motivo de muita alegria para gestão e o prefeito Arquimedes que não medem esforços para promoverem saúde com qualidade”.

Entre os municípios que compõem a VI Gerência Regional de Saúde – GERES, Buíque lidera com a pontuação máxima (13), seguido de Custódia (12), Arcoverde (11), Ibimirim (11), Pedra (11), Petrolândia (11), Sertânia (10), Tacaratu (10), Manarí (10), Tupanatinga (09), Venturosa (09), Inajá (08) e Jatobá.


Tecnologia do Blogger.