Ao contrario de alguns municípios, Buíque monta força tarefa para localizar seus trabalhadores na cultura possibilitando a não ficarem de fora da ajuda financeira oriunda da Lei Aldy Blanc
Criada em 20 de Junho passado, a Lei de nº 14.017 recebeu o nome de Aldy Blanc entrou em vigor nos estados e municípios com a finalidade de promover ações para garantir uma renda emergencial destinada ao trabalhadores da Cultura Brasileira e manter os espaços culturais durante todo período da Pandemia do Covid-19.
Paralisados e sem poder trabalhar, milhares de profissionais, entre eles, diretores culturais, músicos, fotógrafos mergulharam numa crise imensa onde na maioria de suas vezes, alguns passaram por serias dificuldades financeiras por ter suas atividades suspensas através de decretos estaduais e municipais que proibiram todo e qualquer tipo de eventos nos municípios Brasileiros.
Diferente de outros municípios, que ao invés de se empenharem para que o benefício chegue de forma mais ágil aos trabalhadores da Cultura, Buíque, através de sua Sec. M. de Cultura e Turismo acabou se diferenciando de outros municípios onde com o lançamento do edital deu inicio a uma forma tarefa para localizar seus participantes da cadeia produtiva de Cultura e Arte em todo âmbito do seu município.
Numa corrida contra o tempo, isso porque o prazo final para apresentação de todos documentos e materiais comprobatório que o cidadão, ou cidadã precisa ter para receber seu auxilio, uma força tarefa acabou sendo montada para localizar cada um dos profissionais que terão até a próxima quarta-feira 16 de Dezembro para regularizar suas situações e com a ajuda dos servidores públicos municipais preencher os formulares que estão disponível na Biblioteca Graciliano Ramos, próximo ao Terminal Rodoviário no centro da cidade.
Como a principal preocupação da gestão municipal é que o beneficio chegue a todos os profissionais da cultura local, desde da ultima sexta-feira, (11) Esildo Barros, que é responsável pela pasta de Cultura, Turismo e Esporte continua em busca daqueles daqueles que estão na lista para receberem suas ajudas financeiras, e para isso, continua fazendo um chamamento via telefone e em alguns casos a parte se deslocando as comunidades informando que o prazo está terminando e convocando a comparecer ao local indicado para não ficar fora do grupo de profissionais que serão beneficiados em Buíque.