Fetape e STRs lançam campanha “Sindicato de Portas Abertas”


 Com o objetivo de fortalecer a representação e a representatividade juntos aos agricultores e agricultoras familiares para garantia e ampliação dos direitos da categoria, a Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) lança nesta segunda-feira (15) a campanha “Sindicato de Portas Abertas” com lema: Lutando pela vida, por direitos e por você! O lançamento acontecerá de forma virtual nos 10 Polos Sindicais distribuídos nas três regiões (Mata, Agreste e Sertão) do estado. 

A campanha envolve os 174 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRs) de Pernambuco e tem como ações estratégicas contribuir na regularização dos Sindicatos com pendências organizativas, atualizar os cadastros dos aposentados/aas e pensionistas vinculados ao convênio com o INSS, e promover novas sindicalizações aproximando as juventudes e as mulheres do Sindicato.  

“Essa Campanha mostra para a sociedade a importância do sindicato na vida do agricultor e da agricultora familiar. O sindicato está no município para defender os direitos do homem e a mulher do campo e assegurar benefícios e serviços durante toda a sua vida, a exemplo da emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que é um instrumento fundamental para o acessar diversas políticas públicas da agricultura familiar”, destaca a presidenta da Fetape, Cícera Nunes. 

Para atrair os jovens, os Sindicatos vão oferecer uma série de benefícios como redução do valor da mensalidade social para 50% até o final da campanha, isenção permanente da matrícula e redução na burocracia da documentação necessária para sindicalização, que é uma das dificuldades para os jovens se associarem. 

Avanços em 59 anos de história– Em sua trajetória de luta, a Fetape, Sindicatos e Contag propuseram e conquistaram diversas políticas públicas no âmbito nacional como: o Pronaf, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), a inclusão de trabalhadores e trabalhadoras rurais no Regime Geral da Previdência Social, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), e no âmbito estadual: o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAAF), o Programa Chapéu de Palha, a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, entre outras.  

Protocolo de saúde – Diante do cenário econômico, político, social e sanitário em que o país enfrenta, com o aumento dos casos do novo coronavírus, a Fetape e os Sindicatos continuarão mantendo rígidas as medidas protetivas para evitar a transmissão da Covid-19 como o uso de máscaras e álcool gel durante o atendimento e visitas, além do distanciamento social. 

Assessoria  de Imprensa:

Gleiceani Nogueira – (81) 99982.0641

Ylka Oliveira – (81) 99585.4847

Tecnologia do Blogger.