Buíque dá a largada no Plano de Desenvolvimento do Turismo

Numa parceria da Prefeitura de Buíque, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE), foi dada início nesta segunda-feira (28) a execução do Plano de Desenvolvimento do Turismo, com uma série de oficinas que visam capacitar e qualificar todo o trade turístico do município e também das cidades de Tupanatinga e Ibimirim. 

Reunindo um pequeno grupo de artesãos e outros produtores culturais na quadra da Escola Municipal Antônio de Barros Sampaio, na Vila do Catimbau, o evento que marcou o início da parceria contou com a presença do prefeito Arquimedes Valença que destacou em sua fala a importância da união de todos em torno do desenvolvimento do turismo e de Buíque, ressaltando a representatividade dos equipamentos turísticos do município e a força de sua cultura e seus artistas. 

O encontro foi aberto pela Gerente da Unidade SEBRAE do Agreste Meridional com sede em Garanhuns, Gerlane Melo, que falou da importância da parceria com a Setur/Empetur e com a prefeitura para que os que fazem a arte e a cultura do Vale do Catimbau deem um impulso no desenvolvimento de toda a região. Graça Novaes, que representou o Secretário de Turismo Rodrigo Novaes, ressaltou a união de esforços dos parceiros para implementação desse projeto e as belezas do Parque Nacional do Catimbau que atrai milhares de turistas.

Também estavam presentes ao evento o vice-prefeito Túlio Monteiro, a coordenadora do Sebrae em Garanhuns, Ana Paula; Bárbara Novaes, representando a Empetur; Jailton Fernandes da ICMBio; José Edmilson, Diretor de Cultura de Tupanatinga; Secretários municipais Esildo Barros (Turismo), Aldy Regis (Agricultura), Thacia Valeriano (Meio-Ambiente) e Santina Tereza (Mulher), além dos vereadores Preto de Kapinawá e Melque do Catimbau.

Após as falas das autoridades, a consultora Marisa Sarinho abriu oficialmente a programação dos cursos com a palestra sobre “Turismo de Base Comunitária”, que é um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações, bem como a utilização sustentável para fins recreativos e educativos, dos recursos da Unidade de Conservação, a exemplo do Parque Nacional do Catimbau. 

Na sequência, serão ofertadas ainda outras oito oficinas, sendo a primeira a de “Turismo e Sustentabilidade (Criando oportunidades)”, neste dia 30 de junho, das 08h às 17h. Na lista ainda tem “Inserção dos pequenos negócios no digital”, “Aumentando suas vendas com um click fotografia com smartphone”, “Fortalecendo a gastronomia regional”, entre outras que você confere abaixo. 

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS E PALESTRAS

OFICINA: Turismo e Sustentabilidade (Criando oportunidades) - 30/06, das 08h às 17h;

PALESTRA: Formalização dos pequenos negócios no setor do turismo - 07/07, das 14h às 16h;

OFICINA: Inserção dos pequenos negócios no digital - 14/07, das 13h às 17h;

OFICINA: Aumentando suas vendas com um click fotografia com smartphone - 04/08, das 13h às 17h;

OFICINA: Turismo acessível (Como lidar com pessoas com deficiência) - 01/09, das 08h às 17h;

OFICINA: Ecoturismo e educação ambiental - 08/09, das 13h às 17h;

PALESTRA: Qualidade de atendimento ao turista - 15/09, das 14h às 16h;

OFICINA: WhatsApp business ferramentas e como me comportar com meus clientes - 06/10, das 14h às 16h;

CURSO: Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem - de 18 a 23/10, das 08h às 17h e 08h às 13h;

OFICINA: Boas práticas manipulação de atendimentos - 03/11, das 14h às 16h;

OFICINA: Fortalecendo a gastronomia regional - 10/11, das 08h às 17h.

Fonte: Paulo Edson (ASCOM P.M.B)

Tecnologia do Blogger.