Itaíba implanta agendamento on-line para emissão de RG

A partir desta segunda-feira (02), os cidadãos e cidadãs itaibenses poderão fazer o agendamento on-line para tirar sua Carteira de Identidade (RG) na Central Cidadã que funciona no prédio sede da Prefeitura de Itaíba. Segundo o secretário de Assistência Social e Cidania, Arnon Vieira Ramos, responsável pela implantação do sistema, o novo serviço chega para avançar o trabalho inovador da secretaria. 

“Em 2020, apesar da pandemia, implantamos os serviços de emissão da RG Digital, sendo uma das primeiras cidades da região a fazer essa entrega imediata do documento de identidade à população. E hoje, concentramos no que podemos chamar de Central Cidadã, uma série de serviços pioneiros que agora se fortalecem ainda mais com o agendamento on-line para emissão dos documentos”, afirmou. 

No ano passado, a Prefeita Regina Cunha investiu, através da Secretaria de Assistência Social, recursos da ordem de R$ 30 mil para a aquisição de equipamentos e capacitação da equipe, sendo um município pioneiro na região com a emissão da RG Digital e a Carteira de Trabalho (CTPS) digital. 

Arnon Vieira ressaltou que a agilidade desse processo foi responsável pela emissão de quase 5 mil RG em apenas um ano. “Graças a esse pioneirismo de Itaíba, em um ano a Secretaria de Assistência Social, através da Central Cidadã, realizou a emissão de 4.858 carteiras de identidade. O itaibense procurava nossa central, fazia todos os procedimentos e no máximo em 12 dias recebe sua RG; bem diferente de antigamente quando se levava de 5 a 8 meses para se conseguir esse tão importante documento”.

Com o novo sistema de agendamento para emissão da RG, a Prefeitura de Itaíba também evita que ocorram aglomerações no posto avançado, a Central Cidadã acabando com a ficha para atendimento e a necessidade do itaibense ter que sair de casa cedo para poder ser atendido. Agora, o cidadão agenda o atendimento de sua própria casa, seja através do computador ou do seu celular, e comparece no posto apenas no dia de horário agendados. 

Para fazer seu agendamento on-line, será preciso acessar o serviço nos sites www.iitb.pe.gov.br e www.pecidadao.pe.gov.br de domingo à quinta-feira das 08h00 às 11h40. Mas o atendimento presencial no posto (Centra Cidadã) acontece de segunda-feira à sexta-feira das 07h30 às 13h30, onde, além da Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho também é emitida a Reservista Militar. A primeira via é inteiramente grátis. Os idosos, a partir de 65 anos, ficam isentos da taxa no valor de R$ 24,40.

Segundo o Secretário Arnon Vieira Ramos, o requerente pode fazer a inclusão de todos os seus documentos no novo RG, evitando assim o porte de muitos documentos. Os documentos obrigatórios para solicitar a nova Carteira de Identidade Digital são a certidão de nascimento ou casamento e CPF. Crianças menores de 16 anos devem vir acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais.

“Essa inovação demonstra que a prefeita Regina mais uma vez comprova ter uma visão de futuro, um pioneirismo peculiar que a faz uma das prefeitas mais admiradas e respeitadas em Pernambuco o que lhe concedeu, essa semana, o Prêmio Prefeitos de Expressão concedido pela Uninassau. Estamos trazendo o futuro para cada vez mais perto das pessoas, facilitando a vida e o dia a dia dos cidadãos e cidadãs itaibenses”, finalizou.
Fonte: Ascom

 

Tecnologia do Blogger.