Sábado de protesto contra Jair Bolsonaro no Recife

Diante dos desdobramentos da CPI da Covid no Congresso, em meio às denúncias envolvendo a compra de vacinas, serão realizadas, neste sábado (3), manifestações em todo o País contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Este é o terceiro ato neste ano, convocado por movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda, como as Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, PT, PSOL, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

No Recife, a concentração será às 9h, na Praça do Derby. “O cenário do país agravou-se bastante, além da pressão para que a vacinação ocorra de forma mais célere, também surgiu a denúncia de uma grave crise de corrupção do governo federal. Então, a população que já estava indignada com o atraso das vacinas, agora vê essa indignação crescer ainda mais com essas denúncias”, afirmou Jesualdo Campos, representante do Psol no ato.

Para o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, a adesão da população aos protestos contra o governo federal têm sido considerada positiva. “Não é uma questão apenas do ponto de vista quantitativo, mas tem sido considerada uma adesão de qualidade. As pessoas estão participando com o máximo de cuidado sanitário, sem aceitar provocações, com diálogo. A nossa pauta é a mesma dos atos anteriores, nós ultrapassamos 520 mil óbitos, sem contar as pessoas que sofrem sequelas por causa da covid-19. Estamos cobrando vacina para todos, vimos que o governo só queria vacinar quem era grupo de risco, mas temos vistos crianças sendo internadas”, declarou Rocha.

A manifestação anterior, ocorrida em 19 de junho, terminou de forma pacífica, um cenário bem diferente do observado em 29 de maio, quando uma ação violenta da Polícia Militar resultou na perda parcial da visão de dois homens que sequer estavam participando do ato, atingidos por balas de borracha. A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) também foi atingida com spray de pimenta.
Fonte - JC
Foto: G1

 

Tecnologia do Blogger.