Arquimedes faz balanço de governo e anuncia mais obras para Buíque na Independente FM

Durante uma entrevista de mais de 40 minutos na manhã deste sábado (21) ao jornalista Dárcio Rabello, na rádio Independente FM, o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, fez um balanço desses primeiros 150 dias de seu quinto governo à frente da Prefeitura do município, e anunciou novas obras em diversas áreas da administração municipal. Ele também respondeu sobre questões como a convocação de concursados e a pandemia da Covid-19. Ao lado do seu vice, Túlio Monteiro, Ressaltou de início as dificuldades iniciais e as principais ações de seu governo.

“Herdamos um município em completa dificuldades em 2017, apesar de hoje termos momentos difíceis devido a pandemia, principalmente na saúde que era um caos: hospital fechado, postos de saúde funcionando precariamente. Fizemos esforço muito grande inicialmente para melhor a condição de nossa população em termos de saúde”, afirmou Arquimedes relatando em seguida algumas das conquistas que modificaram a saúde de Buíque para melhor.

“Nos programamos para construir um novo hospital, equipar e graças a Deus conseguimos no momento mais difícil da saúde, que foi no período da pandemia, que isso nos ajudou a ajudar a nossa população neste sentido. Entregamos os postos de saúde da Serrinha, Vila do Posto, Vila São José, ampliamos mais 03 PSF, contratamos mais agentes de saúde e de endemias; fizemos parceria com a maternidade Alcides Cursino para partos na própria cidade; parceria com os Amigos do Bem que ajudaram nos equipamentos e ambulâncias para o hospital. Um trabalho que hoje é referência em nossa região”. 

Questionando sobre o futuro, o prefeito disse que entre os planos novas obras, anunciando a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no Amaro e outra no Tanque, bem como o estudo para a construção de mais três novas unidades na cidade e na Via do Catimbau e a compra de um novo ônibus para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). 

Sobre a pandemia, destacou o grandioso trabalho da Secretaria de Saúde no enfrentamento a Covid-19, a quem agradeceu todo o empenho e ressaltou a importância da campanha de vacinação que já atingiu 87% da população vacinável e 51% da população total. 

O prefeito Arquimedes Valença também destacou os avanços na agricultura, com a certificação das queijarias, qualificação profissional, aração de terras, kist de irrigação. Destacou o fortalecimento do turismo, com a entrega das carteiras do Artesão, a abertura do Espaço Municipal das Artes. Sobre abastecimento, falou sobre o atendimento feito pelo Exército em parceria com a prefeitura com a distribuição de água em quase todas as regiões do município e lembrou que hoje, graças a um trabalho permanente, Buíque é o maior produtor de leite de Pernambuco. Sobre turismo, destacou o trabalho que vem sendo feito para soergue esse setor que foi abandonado por oito anos e lembrou do lançamento do Projeto de Desenvolvimento do Turismo em parceria como Governo do Estado, fortalecendo o parque Nacional do Catimbau. 

Na parte final da entrevista, Arquimedes anunciou a parceria com uma faculdade para a implantação de um curso de agronomia para o município; falou do fortalecimento da Guarda Municipal, das ações da Assistência Social no atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade social; destacou ainda a entrega da Patrulha Maria da Penha recentemente. 

Questionado sobre o concurso público, o prefeito Arquimedes Valença disse que a partir de janeiro do ano que vem começa a chamar novos aprovados de acordo com as necessidades das diversas áreas da administração municipal. Finalizou citando a chegada de recursos da ordem de R$ 400 mil através da Secretaria de Assistência Social direcionados para programas sociais e a construção da Praça da Juventude, além de novos recursos para mais obras de calçamento em todo o município.

 

Tecnologia do Blogger.