Prefeito de Buíque entrega primeiras Carteiras Nacional do Artesão do município

Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Arquimedes Valença realizou a entrega das primeiras Carteiras Nacional do Artesão aos artistas do município. Inicialmente foram beneficiados 09 artesãos e artesãs que apresentaram toda a documentação exigida à Sala do Empreendedor de Buíque, que funciona no prédio da Secretaria de Agricultura. Segundo o prefeito, um reconhecimento a quem tanto faz pelo município.

“Com essa carteira estamos reconhecendo e habilitando aqueles que fazem nosso artesanato, que criam nossa arte, a participar de eventos, melhorar sua renda, habilitar-se a créditos e poder levar ainda mais longe a arte e o nome de Buíque. Muitas vezes não são apenas obras de pedra e cal que fazem a diferença, mas o cuidado com as pessoas e a oportunização para que elas superem seus desafios e vençam em suas vidas”, afirmou.

A primeira artesã a receber sua Carteira Nacional foi a senhora Maria José Dias Ramalho, 60 anos, moradora do Carneiro e que reconheceu todo o esforço da prefeitura e da Secretaria de Agricultura, através agora da Sala do Empreendedor, que vem incentivando os artesãos e mudando a realidade da comunidade.

“Graças ao governo municipal nós estamos podendo aparecer, mostrar o quanto Buíque é rico em artesanato e poder mostrar tudo isso ao turista, beneficiando os artistas locais. Hoje, estamos vendo muitas coisas caminhar devido ao trabalho do prefeito, coisa que antes não víamos acontecer. Nossa região nunca foi vista e hoje está sendo”, ressaltou.

Durante a entrega da Carteira Nacional do Artesão, também estava presente a Secretária Adjunta de Agricultura e Agente de Desenvolvimento do município, Thays Almeida, que revelou já ter cadastrados pelo menos 25 artesãos e artesãs que deverão ser beneficiados com a carteira nacional através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Segundo o Secretário Aldy Regis, com o documento os artesãos buiquenses poderão participar de eventos nacionais e internacionais, além de acesso a incentivos fiscais. Com a Carteira, os artesãos e artesãs vão ter acesso às políticas públicas do PAB além da participação em eventos, como: a possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato, facilidade de acesso ao microcrédito, acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica e a possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.

 

Tecnologia do Blogger.